
 

FANTINATTI, Márcia M.C. M.; PEREIRA, Bruno G.; RIBEIRO, Juliana M. O que ficou 
do “Fora Collor”, quinze anos depois?. Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. Disponível em: 
http://www.fnpj.org.br/ rebej/ojs/viewissue.php?id=7 

73

 

O que ficou do “Fora Collor”, quinze anos 

depois? 

 

Márcia M C M Fantinatti1 

Bruno G. Pereira2 

Juliana M. Ribeiro3 

 

Resumo 
A presente comunicação contempla resultados parciais de pesquisa 
desenvolvida junto à Pontifícia Universidade Católica de Campinas 
(PUC - Campinas) intitulada “Uma nova Rede Globo: Análise das 
transformações – no discurso e na imagem social – das 
Organizações Globo”. Apresentamos reflexões sobre pesquisa de 
opinião realizada entre estudantes de Comunicação Social a respeito 
do “Fora Collor”, importante movimento popular que se deu em 
1992 e reivindicava a saída, da presidência da República, de 
Fernando Collor de Melo, cujo suposto envolvimento em esquemas 
de corrupção era alvo de uma CPI. Também destacamos a imagem 
social e a credibilidade do Jornal Nacional, da Rede Globo junto a 
estes entrevistados, numa perspectiva comparativa às opiniões de 
profissionais que foram estudantes de comunicação no período 
conhecido como “Nova República”. 
 
Palavras-chave: Rede Globo. Mídia. Opinião pública. 
 
 

                                                 
1 Jornalista, doutora em Ciências Sociais, professora da Puc-Campinas, co-editora da Revista 

Comunicarte. E-mail: marcia_fantinatti@puc-campinas.edu.br 

2 Aluno de Jornalismo. Bolsista de iniciação científica Puc-Campinas. 

3 Aluna de Jornalismo. Bolsista de iniciação científica Puc-Campinas. 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

74 

Abstract 
The present communication contemplates partial research results 
developed at Pontifical Catholic University of Campinas (PUC- 
Campinas) entitled: “A new Rede Globo: Analysis of the 
transformations – in speech and in social image – of the Globo 
Organizations”. This research presents and discusses an opinion 
survey of current Social Communication students regarding “Fora 
Collor”, an important popular movement that took place in 1992 
which vindicated Fernando Collor de Melo’s resignation as the 
Republic’s presidency, and whose alleged involvement in acts of 
corruption resulted in a parliamentary commission of inquiry (CPI). 
Additionally, the study focuses, on a comparative basis, on the 
opinions of students and of current professionals of the 
communication area (that were students during the period know as 
the “Nova República”) regarding the social image and the credibility 
of the “Jornal Nacional”, of the “Rede Globo”.  
 
Keywords: Globo Network. Media. Public Opinion. 
 

 

Introdução 

 

assaram-se cerca de quinze anos desde a renúncia de 

Fernando Collor de Melo à presidência, por temor à 

cassação de seu mandato. Já quase não se ouve falar a 

respeito dos fatos que marcaram aquele período. Julgamos, a 

despeito desse esquecimento, que o ‘fenômeno Collor’ - 

compreendido desde a ascensão à presidência, de um candidato 

pouco conhecido e pertencente a um partido político recém criado4 

e sem tradições até a queda, em meio a protestos massivos, movidos 

                                                 
4 PRN (Partido da Reconstrução Nacional). 

P 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

75 

pelo descontentamento popular provocado pelas denúncias de 

corrupção, somado à política econômica que produzira confisco de 

cadernetas de poupança, arrocho salarial, desemprego e recessão – 

está repleto de facetas capazes de suscitar, ainda, inúmeras reflexões 

sobre mídia e poder. Principalmente pelo fato de, a maioria das 

‘peças-chaves’ daquele contexto continuar ativa, 

contemporaneamente – em que pesem deslocamentos diversos ou 

até inversão de correlação de forças no campo político partidário. 

 Partindo da convicção de que os mecanismos de formação de 

opinião pública, no Brasil, continuam perpassados pela presença 

ainda marcante de uma grande rede de tevê, a Rede Globo, e pelo 

fato do Projeto Memória Globo ter lançado livros5 que retomam o 

período da Nova República6, dentre outros, e o recontam segundo 

versões laudatórias ao telejornalismo da emissora, incluímos em 

nossas entrevistas referências explícitas à emissora, ao levantar o 

nível de conhecimento a respeito do “Fora Collor”. 

 Quanto à metodologia de coleta de dados, a pesquisa entre 

estudantes de Comunicação Social, obedeceu a um roteiro de 

entrevista, contemplando: a) seção voltada ao nível de 

                                                 
5 Referimo-nos, em particular, ao livro Jornal Nacional: A Notícia faz história (2004).  

6 A fase de transição democrática que marcou o período pós ditadura militar no Brasil ficou 

conhecida como “Nova República”. Teve início a partir de 1985, com a eleição, por voto 

indireto de Tancredo Neves e José Sarney para Presidência da República e vice-presidência. 

Seguiu-se um processo de institucionalização de mecanismos visando o restabelecimento do 

sistema democrático que contou, entre outros fatores, com a instalação de assembléia 

constituinte (1988-1989) e convocação de eleições diretas para presidente, realizadas a partir 

de 1989. 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

76 

conhecimento sobre o “Fora Collor” e as acusações feitas à Rede 

Globo à época (de omissão em relação ao movimento, em seus 

telejornais); b) seção voltada à sondagem sobre o principal 

telejornal – o Jornal Nacional -, no que se refere à respectiva 

aceitação e credibilidade. Nosso levantamento de dados e opiniões 

teve a preocupação em identificar tendências, situando-se no 

terreno da pesquisa qualitativa7. Os profissionais (ex-estudantes) 

responderam apenas à última seção de questões. 

 

Síntese comentada dos resultados obtidos nas entrevistas 

 

Iniciamos perguntando aos 16 estudantes selecionados para 

compor nossa amostra, o que sabiam a respeito do “Fora Collor”. A 

partir das respostas obtidas, verifica-se que a maiorias é capaz de se 

referir ao objetivo principal da campanha, que ganhou grande 

adesão popular: desejava-se que o presidente Fernando Collor de 

Melo fosse afastado do cargo. Alguns trechos das respostas: 

“Sei que foi um movimento que exigiu o 
impeachment do presidente Collor, o primeiro 
presidente eleito por voto popular, pelas eleições 
diretas. O primeiro que assumiu, realmente, o 

                                                 
7 Entrevistamos 16 profissionais (ex-alunos) e 16 alunos de cursos de comunicação 

(Publicidade Propaganda; Jornalismo e Relações Públicas), escolhidos por critério de amostra 

não-probabilística. Mesmo sem pretensão estatística, a escolha foi ao acaso, nas 

intermediações dos cursos, em Faculdades de Campinas. Utilizamo-nos de abordagens 

extensas, em metodologia classificada como “entrevistas em profundidade” (MARCONI & 

LAKATOS, 1982), de abril a maio/2007. Para preservar-lhes a identidade, lançamos 

numeração, substituindo os nomes.  



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

77 

mandato e ficou nele. O residente anterior 
morreu, e sei que foi com muita concentração ali 
por 92” (Estudante 15). 
“Ah! Foram os caras pintadas, né? Foram pras 
ruas, para tirar ele do poder. E conseguiram. Pelo 
mesmo dessa vez, o povo teve vez” (Estudante 
14).  

 

 Segundo pudemos constatar, a motivação principal para os 

protestos também é conhecida pela maioria dos entrevistados. 

Embora alguns entrevistados tenham respondido nada saber e/ou 

lembrar a respeito: 

 

“Não sei, não lembro...” (Estudante 5). 
“Hummm, não vou saber te responder” 
(Estudante 2). 
Porém, as respostas mais completas 
representaram a minoria. E apresentaram 
algumas imprecisões. Segue-se um exemplo: 
“O Collor estava envolvido em muitos escândalos 
de corrupção, o caso dos Marajás e aí assim, com 
todos os absurdos e contradições que tinham no 
governo Collor, teve um levante popular intenso, 
focado muito na força sindical e na força 
estudantil, o movimento sindical e o movimento 
estudantil estavam muito fortes, pedindo o 
impeachment presidencial” (grifos nossos) 
(Estudante 15) 

 

 Em outras respostas, percebe-se que os entrevistados têm 

apenas informações generalizadas sobre o descontentamento da 

população: 

 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

78 

“Que ele confiscou o dinheiro de todo o Brasil, 
ele roubou, e houve o impeachment8, ele foi 
impedido de governar” (Estudante 16).  
“O ‘Fora Collor’ foi porque o Collor foi acusado 
de corrupção” (Estudante 12). 
“O movimento foi após denúncia dos desvios de 
dinheiro, desvios do Collor junto com o PC 
Farias” (Estudante 13). 
“Ele saiu em 1992 e entrou Itamar. Saiu por 
corrupção. O irmão do Collor o denunciou, mas 
até hoje ele se diz inocente” (Estudante 9). 

 

 Em algumas das respostas, o movimento “Fora Collor” teria 

sido ‘alavancado’ pela Rede Globo; a emissora de tevê teria apoiado 

a população: 

“O “Fora Collor” foi um movimento logo após as 
denúncias contra o Collor. Mais uma vez, 
mantido pela Globo, alavancado pela Globo, que 
teve uma grande participação da população, que 
saiu às ruas pedindo o impeachment dele. Foram 
vários protestos” (Estudante 11). 
“(...) grupos, inclusive a Globo, apoiaram a 
população e outros partidos para o impeachment 
do Collor” (Estudante 10). 

 

Essa concepção chama a atenção pois, à época, a postura dos 

proprietários e/ou da cúpula da Rede Globo era alvo de 

desconfianças e críticas, por ter apoiado Fernando Collor em sua 

ascensão ao poder. E a emissora teria tido um papel tímido na 

cobertura jornalística das denúncias contra o governo Collor 

(BUCCI, 1996); (CONTI, 1999). 

                                                 
8 Collor não esperou a votação do impeachment. Ele renunciou ao cargo. Porém, a versão 

segundo a qual ele teria sido afastado graças ao impeachment é muito difundida. 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

79 

Perguntamos se os entrevistados sabiam em que ano teria 

sido realizado o “Fora Collor”. Metade dos entrevistados respondeu 

acertadamente o ano de 1992. Os demais erraram, afirmaram não se 

lembrar ou não saber responder: 

“Puxa...(pausa), não lembro mesmo!” (Estudante 
5). 
“Ah! não sei... Eu tinha dois anos, como eu vou 
saber! (risos)” (Estudante 2). 

 

 Em seguida, perguntamos a cada um, qual o outro nome pelo 

qual esse movimento ficou popularmente conhecido. Metade dos 

entrevistados respondeu “Caras pintadas”. Outra metade, não foi 

capaz de se lembrar. A motivação para o nome – ligada ao 

movimento estudantil – aparece em algumas respostas:  

“Chamava-se ‘Movimento dos Caras Pintadas’, 
por causa dos estudantes, que saíam às ruas 
protestando com o rosto pintado” (Estudante 15). 
“Foi quando uma grande parte dos brasileiros - 
principalmente os estudantes, que pintaram a 
cara - pedindo impeachment do Collor” 
(Estudante 7). 

 

Em alguns depoimentos, as respostas vêm como memória: 

“Eu sei que quando eu era pequeno as pessoas na rua pintavam a 

minha cara de preto para eu gritar fora Collor” (Estudante 6). 

Para checar o quanto nossos entrevistados saberiam 

contextualizar o “Fora Collor” no quadro político partidário da 

época, pedimos que citassem três personalidades que julgavam 

terem sido contrárias ao movimento “Fora Collor” e outras três que 

lhe teriam sido favoráveis. Metade dos entrevistados não soube citar 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

80 

nenhum nome. A outra metade chegou a fazer algumas tentativas, 

mas nenhum dos entrevistados citou os seis nomes requeridos na 

questão que lhes foi formulada. Na resposta com o maior número de 

nomes – quatro foram citados - havia somente nomes de favoráveis 

ao “Fora Collor”. 

“Acho que eu não sei. Aí é mais difícil lembrar. 
Eu sei que o irmão do Collor era (a favor do) 
“Fora Collor”, o Pedro Collor queria o 
impeachment. Mas não sei dizer com certeza, de 
personalidades famosas. É, o Chico Buarque era 
“Fora Collor”, o Gilberto Gil, o Caetano. Não 
lembro quem era a favor dele, a favor do 
presidente” (Estudante 15).  

 

Esse momento da entrevista esteve entre os que provocaram 

grande hesitação; as afirmações eram feitas sem convicção:  

“Eu não diria que o Armando Nogueira era 
necessariamente a favor do Collor, mas pelo que 
eu me recordo naquele momento... Bem, não sei” 
(Estudante 8). 

  

Outro entrevistado, na falta de exemplos, indicou o próprio 

presidente Fernando Collor como uma das personalidades 

contrárias a sua saída: 

“Favorável: Luis Inácio Lula da Silva. Não me 
lembro de outras personalidades. Contrárias: 
Fernando Collor e Paulo César Farias” 
(Estudante 13).  

 

 Numa das respostas, aparece a convicção segundo a qual os 

favoráveis à permanência de Collor escondiam essa condição, 

tamanha a mobilização pela saída do presidente do poder. 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

81 

Destacamos, abaixo, trechos dessa entrevista. É bastante pertinente 

essa percepção. Diferentemente do embate eleitoral entre Lula e 

Collor, em que as preferências por um ou por outro candidato 

geravam acalorados debates, no momento em que eclode o “Fora 

Collor”, muitos dos que haviam ajudado a eleger Collor estavam 

arrependidos e/ou envergonhados. Note-se, porém, que os 

exemplos citados por esse entrevistado como favoráveis ao “Fora 

Collor” não estão corretos: 

“A favor do “Fora Collor”: Pedro Bial, Silvio 
Santos e Glória Menezes; Contra, não conheço 
ninguém, porque naquela época era uma grande 
mobilização para o Collor sair. Mesmo quem foi 
contra, escondeu essa posição, pelo levante 
popular da época” (Estudante 11). 

 

 Passamos, então, a uma questão mais diretamente 

relacionada ao papel da mídia, naquele episódio. Perguntamos se 

conheciam as críticas dirigidas ao jornalismo da Rede Globo na fase 

de denúncias de corrupção no governo Collor. A maioria dos 

entrevistados respondeu nada saber a respeito. Aos que afirmaram 

conhecer as críticas à Globo, pedimos que contassem o que 

conheciam. Notamos, então, que um dos entrevistados havia se 

confundido; referiu-se ao debate entre Lula e Collor e não ao “Fora 

Collor”: 

 

“Sei que teve uma edição de um debate favorável 
ao Collor, a partir de um colega meu, que sempre 
explica essas informações a respeito de política” 
(Estudante 12). 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

82 

 Uma resposta expressa a opinião segundo a qual o papel da 

Globo teria sido semelhante ao de outras ocasiões em que 

movimentos populares e/ou reivindicativos ocorriam: superficial e 

protegendo o governo: 

“É similar aos outros casos: a Rede Globo é 
acusada de fazer uma cobertura superficial, 
diminuindo os fatos, sendo meio apologética ao 
Collor” (Estudante 15). 

 A superficialidade ou timidez da cobertura jornalística do 

“Fora Collor”, de fato, estava entre as características apontadas a 

respeito da Globo. 

A partir de outra resposta obtida, verificamos uma opinião 

também bastante generalizada: a Globo teria tido uma postura 

oscilante: ora favorável, ora desfavorável, a Collor, variando 

conforme ampliavam-se  protestos públicos contra o presidente; 

conforme intensificavam-se os trabalhos da CPI, com sucessivas 

confirmações das denúncias de corrupção contra aquele governo: 

“A Globo foi bem contraditória. Quando o Collor 
tava em cima, durante as eleições, eles foram 
totalmente a favor dele, pelas propostas do Collor 
irem mais de acordo com os interesses da Rede 
Globo, do que as do Lula, que era mais radical, 
de esquerda. Assim, ela denunciou (Collor) 
através de uma denúncia programada. Eles 
colocam no ar o que era realmente mais 
interessante para eles. Depois que eles viram que 
a manifestação estava crescendo, mudaram 
totalmente de lado, ficaram contra o Collor” 
(Estudante 11).  

 

Alguns generalizaram, arriscando opiniões sem 

embasamento em fatos, centradas em percepções subjetivas, em 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

83 

relação à emissora, em particular, ou sobre o papel dos meios de 

comunicação, como um todo: 

“Eu conheço através do que foi falado em aulas, 
na faculdade, amigos, Internet. A Globo 
manipulou informação (...)” (Estudante 10). 
“Não conheço, mas eu acho que a Globo não deu 
muita importância porque foi ela mesma que 
colocou o Collor no poder; foi uma criação dela, 
então, ela não fez uma cobertura boa, em 
comparação com as outras emissoras. Ela falou 
do fato, mas acho que não foi assim tão... perante 
as outras emissoras, que deram mais ênfase a 
isso, ela não” (Estudante 6). 
“Houve alguma manipulação? Eu não sou 
daquelas pessoas que idolatram televisão. Muito 
menos a Rede Globo!” (Estudante 4). 
“Vem da Globo? É ‘roubada’, né?! Defendeu os 
interesses dela” (Estudante 3). 
“(...) aprendi muitas coisas novas na faculdade 
que, antes, eu nem desconfiaria. Principalmente 
sobre a manipulação da política. É claro que 
existem algumas exceções, nem tudo é 
manipulado. Mas eu acho que quase sempre a 
intenção é manipular” (Estudante 1). 

 

Para finalizar, perguntamos se conheciam o livro ‘Jornal 

Nacional: A Notícia faz história’. Todos afirmaram já terem ouvido 

falar sobre a publicação. Mais especificamente, perguntamos se 

haviam lido ou tinham informações a respeito dos trechos dedicados 

à ação do Jornal Nacional durante os desdobramentos da CPI que 

investigava as denúncias de corrupção e o crescimento das 

manifestações de rua por “Fora Collor”. Nenhum dos entrevistados 

tinha conhecimento dessa parte do livro. Comparativamente aos 

episódios como a cobertura do “Diretas já” e a edição do debate 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

84 

presidencial de 1989, em relação ao movimento “Fora Collor”, o 

papel da Rede Globo não ficou tão clara ou marcadamente tachado 

como tendencioso. Ao contrário. Embora o telejornalismo da 

emissora não tenha sido responsável por nenhum furo de 

reportagem, um item de sua teledramaturgia é tido como 

relacionado diretamente aos movimentos de rua pelo “Fora Collor”. 

Trata-se da minissérie ‘Anos Rebeldes’. Segundo alguns 

pesquisadores, pode ter havido relação entre a ficção e a realidade, 

no que se refere a protestos estudantis como parcela significativa do 

movimento “Fora Collor”. 

 

A credibilidade do Jornal Nacional e da Rede Globo no 

período atual 

 

Seguimos entrevistando os 16 estudantes de comunicação 

social; adentrando uma nova seção de questões, relacionadas ao 

presente e deixando, por ora, o tema “Fora Collor”. Paralelamente, 

realizamos entrevistas com outra amostra, também composta por 16 

respondentes, esta, no entanto, composta por profissionais da área 

de Comunicação Social que foram estudantes universitários, à época 

da chamada “Nova República”; supostamente, vivenciaram o 

período final do regime militar e os primeiros anos de 

redemocratização brasileira. Ao final, realizamos um balanço 

comparativo entre as formas de encarar a maior emissora de tevê 

brasileira entre essas diferentes gerações de estudantes de 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

85 

comunicação. A seguir, iniciamos pela apresentação dos resultados 

das entrevistas com estudantes.  

Pedimos a cada estudante que atribuísse uma nota ao Jornal 

Nacional, da Rede Globo, no que se refere à credibilidade da editoria 

política, justificando com fatos o seu conceito9. As respostas 

variaram de 2,5 a 10,0. Ninguém atribuiu nota zero à credibilidade 

do telejornal. Um dos entrevistados não quis opinar; outro, 

atribuiu-lhe a nota máxima: 10, sem especificar suas motivações, 

nem citar exemplos: “A nota seria 10 (Estudante 4)”. Três 

entrevistados deram nota 7,5 e outros dois, deram 8,0 (grande 

credibilidade) ao Jornal Nacional: 

“É um jornal de grande credibilidade: 7,5. 
Quando caíram as ‘torres gêmeas’, deu uma boa 
cobertura, fez uma boa reportagem” (Estudante 
6).  
“Daria 7,5, porque eles são pouco formadores de 
opinião” (Estudante 4).  
“Assim, numa escala, seria grande credibilidade, 
acho. Mas não total, não total. Então é 7,5” 
(Estudante 14).  
“Uns 7, 8. Acho que (o Jornal Nacional) fala de 
todos os assuntos, interessa a muita gente. 
Apesar de às vezes dar foco para coisas menos 
importantes, acho que acaba falando de tudo” 
(Estudante 16).  
“Nota 8. Em certas coisas tem parcialidade, 
principalmente em caso de política” (Estudante 
13).  

 

                                                 
9 Sugerimos a utilização da seguinte Escala: 0 = nenhuma credibilidade; 2,5 = pouca 

credibilidade; 5 = credibilidade média; 7,5 = grande credibilidade; 10 = credibilidade total. 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

86 

A nota 5,0 (credibilidade média) foi atribuída ao Jornal 

Nacional por cinco estudantes. Entre as críticas, aparecem 

referências ao sensacionalismo e à parcialidade e ao aspecto 

entretenimento ‘misturado’ à informação. Exemplos: 

“Acho um Jornal pouco completo, e com um 
enfoque muito tendencioso, virou do lado da 
direita. E ultimamente vem se 
“sensacionalizando” demais, com casos de 
violência pública, de apelo a casos de interesse 
público. Nota: 5, credibilidade média” 
(Estudante 11).  
“Nota 5, porque eu acredito que tenha muitas 
edições, que eles alteram alguma coisa. Às vezes, 
algum sensacionalismo, não sei direito” 
(Estudante 5).  
“Acho que 5, credibilidade média, porque eu 
acredito que ele é um jornal parcial, ele tem o 
partido dele. Eu não acho que ele divulgue as 
notícias democraticamente, sabe?” (Estudante 
2).  
“Daria nota 5, média credibilidade, porque a 
Globo não passa a notícia por inteiro, não tem 
comentários, e os poucos comentários que tem, 
vêm do  editorial, que é do Arnaldo Jabor, que 
aliás eu gosto. Também a Globo, principalmente 
o Jornal Nacional, eles misturam muita notícia. 
Tem uma notícia de guerra, depois tem uma de 
esporte, depois volta para uma notícia de 
governo, então isso é mais um entretenimento 
pra população do que informação. Por exemplo, 
a matéria-cobertura (da visita) do Papa, que foi 
mais entretenimento do que informação” 
(Estudante 10).  

 

As notas mais baixas, 2,5 a 3,0, foram dadas por quatro 

entrevistados. A desconfiança em relação às visões transmitidas, e, 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

87 

novamente, as possibilidades de haver manipulação, bem como o 

apelo ao sensacionalismo aparecem:  

“Assisto muito raramente, porque sei o que eles 
fazem. Por isso, têm pouca credibilidade. Eles 
estão interessados em audiência, assim como 
todas as emissoras, mas como é o jornal que 
atinge a grande massa, eles têm possibilidade de 
manipular. Por exemplo, o ‘Dossiê contra o Lula’, 
foram 15 min. de informações e não deram o 
acidente com o Boing da Gol” (Estudante 7).  
“Eu daria uma nota 3, no máximo. Ele só serve 
para te informar a existência de um fato relativo 
àquela situação. Porém, a cobertura, a visão e 
conclusões sobre esse fato nunca eu iria tirar 
assistindo algo que foi informado pela Globo” 
(Estudante 15).  

 

 Se a parcialidade é apontada por alguns como um mal, a falta 

de um jornalismo mais opinativo aparece como ponto fraco do 

Jornal Nacional: 

“Eu colocaria 2,5, porque eu me revolto muito 
com isso: a gente tem dois apresentadores, com 
excelente competência, mas não emitem opinião, 
não opinam. Eu sei que não depende deles, 
depende da política empresarial que esta por trás 
(...). Tudo bem que uma ‘careta’ informa, um 
‘jeitinho’ assim, de cabeça, negativo, informa. 
Nas pequenas coisas, acabam informando, mas a 
maioria acaba não percebendo isso. E você tem a 
possibilidade de falar para milhões de 
telespectadores. Eu costumo dizer que vejo muito 
o jornalismo como uma prestação de serviço, 
como uma questão de educação. E eu acho que o 
Jornal Nacional, neste ponto, não contribui” 
(Estudante 8).  

 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

88 

A rapidez das edições também pesou nas avaliações de quem 

atribuiu baixa credibilidade ao Jornal Nacional. Assim como o 

pouco aprofundamento das informações, o conteúdo ‘ligth’ ou 

matérias de duvidoso interesse público: 

“Acho muito rápido. Se você começa a assistir o 
Jornal Nacional, você vê a primeira matéria, vai 
para a segunda e quando está na terceira, já não 
lembra da primeira e da segunda. Acho um texto 
muito rápido, não passa um conteúdo, passa 
informação, mas ao mesmo tempo, não passa. 
(...) então, é assim, aqueles jargões de sempre, 
aquela política do jornal, de sempre acabar com 
esportes, aquela coisa bonita, tudo sadia para ir 
para a novela” (Estudante 8).  
“Quem estudou sobre ela (Rede Globo), até sabe 
que tem outros jornais melhores do que a Globo. 
Sabe que não levam as matérias pelo 
sensacionalismo. Houve uma vez que passou (no 
JN) a matéria da Xuxa, quando a filha dela 
nasceu. O que isso tem de informação de 
interesse público? Nada a ver, ela transmitir 
isso!” (Estudante 1).  

 

Aprofundamos nossa indagação pedindo que opinassem se a 

cobertura, pelo Jornal Nacional, das últimas eleições presidenciais 

(ocorridas em 2006) poderia ser classificada como equilibrada entre 

os candidatos ou desequilibrada (variando o tratamento dado, 

conforme o candidato ou sigla partidária). Para sete dos 

entrevistados, as edições foram equilibradas, sem favorecimento a 

nenhum dos candidatos. Alguns exemplos: 

“Teve equilíbrio. Não favoreceu ninguém” 
(Estudante 3).  
“Eu achei equilibrada. Assisti o debate e tudo o 
que passou e achei equilibrada” (Estudante 2).  



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

89 

“Eu não assisti nenhum debate. Mas eu acho que 
nestas eleições não teve maiores problemas de 
falar mais de um. Pelo que eu vi, não teve 
problemas mesmo” (Estudante 6).  
“Equilibrada. Achei legal o esquema que eles 
seguiram. Não achei que favoreceu algum 
candidato. Estava democrático” (Estudante 4). 
“Equilibrada. Também, eu não sei se eu opinaria 
bem nessa questão, porque eu acompanhei pouco 
essa questão. Mas aquele programa que ela fez de 
andar o país inteiro com o carro da Globo, de 
norte a sul, isso aí foi entretenimento, mas foi 
informação também” (Estudante 10).  

Na opinião dos demais, não houve equilíbrio. Destes, parte 

achou que o telejornal ‘apoiou’ Geraldo Alckmin (PSDB) ou 

desfavoreceu Lula (PT): 

“Foi a favor do Alckmin. Desabonaram bastante 
o Lula, através das reportagens que favoreciam 
bem o Alckmin, com o enfoque que eles deram à 
visita do Lula à população. Teve também a 
entrevista com o Lula que ficou bem famosa em 
que eles fizeram questão de enfocar o que 
realmente estava desfavorecendo o Lula, que era 
o caso do ‘mensalão’. Perguntas tendenciosas. 
Apoiaram o Alckmin, o tempo todo” (Estudante 
11).  
“Acho que foi desequilibrada, porque foi contra a 
reeleição do Lula. (...) Eu acho que apoiou o 
Geraldo Alckmin, não sei explicar por que” 
(Estudante 5).  
“Não acompanhei as eleições. (...) Para mim 
eleição é um circo. Mas mesmo assim, eu acho 
que pelo o que eu assisti do jornal, indiretamente 
eles meio que deram um ‘fora’ no Lula, elas 
estavam apoiando o Alckmin”. (...) Tinha muita 
propaganda que falava da corrupção do Lula, 
durante o Jornal (Nacional)” (Estudante 16).  
“Desequilibrada. ‘Descascaram’ muito o Lula. 
Criticaram-no com certo exagero. (...) 
Desabonaram o candidato Lula. Quando faltou 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

90 

ao debate, o Jornal Nacional ficou ofendido e 
passou a criticar mais. Quanto ao apoio, não 
apoiou nenhum candidato de forma direta” 
(Estudante 13).  
“Desequilibrada. A Globo fez a mesma coisa que 
fizeram no passado com o Lula e Collor, 
favorecendo nas últimas eleições o Alckmin. 
Porque ao invés de cortar os erros do Lula, eles 
quiseram mostrar que ele era sem informação. 
Mostraram as piores características do Lula, para 
evidenciar o mito de que ele é burro e tal. (...) 
Com certeza, ela foi desequilibrada. Em 
momento nenhum ela apoiou o Lula, só apoiou o 
Alckmin” (Estudante 1). 
“Não senti um apoio direto. (...) senti um apelo 
contrário ao Lula, que era o presidente tentando 
se reeleger. Percebi, sim, que a Globo tinha um 
movimento muito contrário (ao Lula). Apesar de 
que já sinto a Globo muito mais cautelosa nas 
posições dela. Agora ela já não é mais tão 
explícita quanto na época do Collor, que era 
realmente anti-Lula. Ela não é como, por 
exemplo, a Revista Veja, que é completamente 
anti-governo, no caso, que é um governo de 
esquerda. Hoje em dia, nas últimas eleições, 
senti a Rede Globo muito mais cautelosa, com 
uma preocupação maior de se mostrar imparcial. 
Mas mesmo assim, para quem prestar um pouco 
mais de atenção vai perceber que ela continua 
sendo parcial. (...) o Jornal Nacional, dentro da 
linha editorial da Globo, ele tinha uma postura 
levemente anti-governo” (Estudante 15).  

 

Houve um dos entrevistados que julgou que as edições 

beneficiaram Lula (PT), uma vez que muitos de seus erros teriam 

sido encobertos pela emissora: 

“Se tivesse sido equilibrada, o Lula não tinha 
ganhado, eu acho, porque eles fizeram a ‘caveira’ 
de todo mundo. Do Lula, só passaram o que foi 
interessante para ele. Favoreceu o Lula. Apesar 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

91 

de que não sei se falassem exatamente o que 
aconteceu, o povo mudaria. Não posso falar com 
certeza que foi a Globo que colocou o Lula lá. 
Mas não tem como negar que muita gente é 
influenciada pela Globo, pela tevê. E a Globo 
nunca estampou o que aconteceu realmente: 
muita coisa que o Lula fez, a Globo encobriu, 
sabe?” (Estudante 14).  

 

Segundo o raciocínio exposto por um de nossos 

entrevistados, houve a busca de equilíbrio na forma de tratamento 

dada pelo Jornal Nacional aos candidatos. No entanto, eram 

perceptíveis as preferências da emissora por um dos candidatos. 

Preferência que teria oscilado, conforme variavam as respectivas 

chances de ser eleito, reveladas pelas pesquisas de intenção de voto:  

“Eu acho que o JN nessas últimas eleições, pelo 
menos tentou dar o equilíbrio entre os 
candidatos, eu achei muito bacana, todos os 
candidatos virem até o JN e dar uma entrevista 
de 10 minutos. Eu achei bem democrático, a 
tentativa foi válida, mas eu acho que poderia ser 
muito melhor, ficou muito na superficialidade. 
(...) Quando o Alckmin começou subir nas 
pesquisas, a Rede Globo começou a atacar muito 
o Lula, indiretamente. As pessoas no geral não 
têm esta percepção, são nas pequenas coisas e 
desde um enfoque, um olhar, de um gesto. Mas 
quando o Lula retomou, foi para o segundo turno 
e disparou, daí eu já achei que a Rede Globo 
tendeu para o Lula de novo. Porque queira ou 
não queria a Rede Globo depende de um 
presidente da República, e o presidente depende 
da Globo. (...) (Estudante 8).  

 

Encerramos, aqui, o relato a respeito das entrevistas com os 

estudantes e passamos à apresentação de trechos das realizadas com 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

92 

ex-estudantes. Junto a estes entrevistados, também pedimos que 

dessem uma nota ao Jornal Nacional, no que se refere à 

credibilidade da editoria política, justificando com fatos o seu 

conceito. Entre os 16 ex-estudantes de comunicação social, 

obtivemos uma pequena variação entre as respostas. Nem todos os 

entrevistados conseguiram se lembrar de algum exemplo concreto 

que sustentasse suas opiniões. Um respondente preferiu não avaliar 

o Jornal Nacional por notas; dois dos entrevistados atribuíram nota 

7,5; um entrevistado atribuiu nota 6,5; outros dois atribuíram nota 

6,0; a nota 5,0 foi atribuída por dois entrevistados; outros dois 

atribuíram a nota 2,5; a nota 2,0 também foi dada por dois 

entrevistados; um respondente atribuiu nota 1,5 e a nota zero 

também apareceu: foi dada por três dos entrevistados. Assim, pouco 

mais da metade dos entrevistados situou o Jornal Nacional abaixo 

da nota 2,5. A outra metade atribuiu-lhe de 5,0 a 7,5. Nenhum dos 

entrevistados conferiu a nota 10 ao telejornal. A nota zero 

(credibilidade nenhuma) apareceu nos depoimentos, associada 

principalmente aos critérios de edição no jornalismo. De modo 

geral, todos os que atribuíram notas de zero a 2,5 enfatizam o 

caráter tendencioso, a manipulação da informação, como base para 

justificar a avaliação que fazem do telejornal: 

“Para mim, ele (Jornal Nacional) não tem 
credibilidade nenhuma (...) porque eu não 
acredito no Jornal Nacional. Eu sempre assisto 
sabendo, duvidando... ‘por que eles estão fazendo 
isso? Alguma coisa tem aí!’ ” (Ex-Estudante 3). 
“Daria nota 2,0. Para mim, não tem muita 
credibilidade, eles dançam conforme a música. 
Se é interessante exaltar o Lula, então, vão 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

93 

exaltar. Quando era para o Lula liberar dinheiro 
do BNDES para cobrir dívida da Globo, exaltava, 
falava ‘nossa, o Lula era uma maravilha’. Quando 
é para meter o pau, vamos falar mal, porque não 
está interessando naquela ocasião. Vamos falar 
bem do Serra. Para mim, quase nula a 
credibilidade” (Ex-Estudante 14). 

 

 Um dos exemplos citados acima ilustra que alguns fatos 

recentes, somados à desconfiança generalizada – e provavelmente 

enraizada há tempos - em relação à emissora, configuram 

descrença. Em várias respostas, encontramos indícios de que a 

postura do jornalismo da Rede Globo em períodos remotos aparece 

como decisiva na hora de avaliar o Jornal Nacional: 

“Pelo o que aconteceu com o Collor, eu fico com o 
pé atrás com a Globo, então, eu dou 2,5, vai” (Ex-
Estudante 9). 

 

Entretanto, é importante mencionar que, de acordo com 

alguns respondentes, uma suposta melhora na postura da emissora 

em relação ao passado é que faria com que ela merecesse uma 

avaliação média e não baixa: 

“Acho que 5,0, média credibilidade, na minha 
opinião (...). Acho que ela melhorou. Por isso eu 
falei: acho que as críticas vieram e eles falaram: 
‘Olha, a gente não pode fazer mais isso por que se 
não a gente vai cair, tal’ e outra coisa: a 
concorrência aumentou muito, né? Antes a Globo 
era única, então quem fazia debate, era a Globo. 
As outras nem tentavam fazer isso, na época. As 
pessoas não assistiam, as pessoas assistiam 
Globo. Bem, agora você o crescimento das 
emissoras, então, agora eles ficaram espertos” 
(Ex-Estudante 7). 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

94 

A demarcação político ideológica conservadora das edições 

do Jornal Nacional – ou seja, a diferenciação supostamente dada 

pelo noticiário, em temas da política – também aparece em algumas 

respostas como fator para que a credibilidade seja avaliada como 

baixa. O Jornal Nacional privilegiaria a elite, em detrimento de 

setores populares e/ou tidos como de esquerda, segundo exemplos 

citados por alguns dos respondentes: 

“... quando não tem um drama político muito 
sério envolvido, então, você consegue manter 
certa credibilidade. Mas quando tem... Por 
exemplo, nas eleições, ninguém falou do filho 
que o Fernando Henrique Cardoso tinha fora do 
casamento. E o que se explorou da questão do 
Lula na primeira campanha! Agora, o filho do 
Renan. Então, eles exploram ao máximo. E que 
ideologia é essa? É mais uma ideologia de elite, 
mesmo, e de poder e tal, de não aceitar  que um 
presidente que é nordestino e pobre tenha levado 
para o governo sindicalistas, isto é, pessoas que 
não são da elite. (Ironiza:) ‘Como pode, a gente 
aqui sendo governado pelos pobres? A gente quer 
um a democracia sem povo, né? Uma 
democracia...’ Eles querem a democracia, mas 
não querem a participação do povo. Então, é uma 
coisa bem conservadora mesmo, reflete a idéia da 
elite brasileira” (Ex-Estudante 3). 
“A gente fala muito da época da ditadura, mas há 
um fato muito mais recente, de 1995, de 1997, 
que foi quando teve o assassinato dos sem terras, 
em Eldorado dos Carajás e que a Globo fez 
exatamente a mesma coisa. Quer dizer, ela teve a 
matéria e a forma como ela mostrou, dava a 
impressão clara de que os sem terras atiraram 
primeiro, que os sem terras foram para cima da 
polícia e que, só depois, na semana seguinte, 
quando saiu a reportagem na Veja, é que todo 
mundo viu o que aconteceu... - todo mundo não, 
os que lêem a Veja, que são bem menos do que os 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

95 

que assistem o Jornal Nacional. (...) Humm... se 
for pensar em bom jornalismo, eu daria 0” (Ex-
Estudante 1). 

 

Em alguns depoimentos, os respondentes fazem questão de 

deixar claro que as informações transmitidas ao público pelo Jornal 

Nacional não são necessariamente incorretas, nem mesmo pode-se 

dizer que sejam mentirosas. Mas, asseguram, certamente são 

manipuladas: 

“Ela é tendenciosa. A credibilidade dela é o 
pensamento da emissora. Quando está dizendo 
credibilidade está querendo dizer o que? Se o que 
eles informam é correto? Se é verdade? Ou se é 
tendencioso ou não? Para o tendencioso, é zero 
(0). Mas se é verdade o que eles falam? É uma 
faceta da verdade. Eles não mentem sobre o que 
estão falando. Eles estão falando uma verdade, só 
que é totalmente tendencioso. Se dá para pegar 
uma informação do JN e acreditar naquilo que 
eles falaram e pronto, e tomar como verdade 
aquilo? Não dá. (...) Eles não falam mentira, mas 
a verdade que lhes convêm. A verdade é formada 
por várias facetas, e eles apresentam uma, que é 
a que lhes interessa. Não é mentira aquilo. É um 
ponto de vista, mas é um só. E isso para o 
jornalismo, é a morte” (Ex-Estudante 15). 
“Recuso bastante. Joga bem para baixo (a nota), 
tipo 1,5. Porque eles não erram quando dizem o 
nome dos políticos e dos partidos, então, está 
dando informação correta. Agora, é evidente que 
há manipulação” (Ex-Estudante 12). 

 

 A forma pouco aprofundada de dar as notícias também 

influencia a opinião de alguns desses entrevistados: 

“Jornal na tevê tem que ser supérfluo, mas ele 
(Jornal Nacional) não aprofunda nada. Agora, 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

96 

como uma informação geral do que está 
acontecendo, ele é bom até”. (Ex-Estudante 9)   
“É nota 2,0. Porque quando eu assisto Jornal 
Nacional, eu já muito provavelmente li essas 
matérias nos jornais impressos, em revistas, e no 
Jornal Nacional é muito superficial. Antes de ser 
manipuladora é muito superficial. Então, não me 
agrega. Não tem muita credibilidade, mesmo 
porque, vem da Globo”. (Ex-Estudante 14) 
“Da Rede Globo aberta, eu acho que o Jornal 
Nacional é ainda seu pior produto (...). É só ver 
como o Jornal Nacional é paginado. Por 
exemplo, as manchetes, depois ele fala um 
pouquinho desses dissabores da política 
brasileira, vai para o internacional. E termina 
como? Mostrando gol, mostrando desfile para 
que as pessoas possam fazer bem a digestão do 
jantar e se preparar para consumir a novela. 
Quer dizer, não se faz um jornalismo no sentido 
pleno (...) nesse sentido, a nota: 2,0” (Ex-
Estudante 5). 

Mesmo entre os que atribuíram notas relativamente boas, 

estão presentes algumas críticas. Aqui, a superficialidade da 

abordagem ou a falta de clareza, também aparecem. É um dos 

aspectos mais apontados como negativo, propiciaria pouca 

oportunidade de provocar reflexão no público. 

“As notícias são incompletas, sempre. Vamos 
dizer assim, para mim, é como se fosse o 
cabeçalho e que depois eu tenho que recorrer a 
outros jornais, revistas para ampliar um pouco a 
visão daquilo que foi noticiado, ou fazer o uso de 
outros canais, para completar a informação. (...) 
No campo político, olha, eles colocam um 
comentarista ali, hoje, que é mais um cronista. 
Ele não chega a ser comentarista, ele é um 
cronista. Mesmo os comentaristas, fazem 
comentários muitos superficiais. Então, eu daria, 
pelos comentadores políticos, 5,0. Acho que, 
sendo boazinha!” (Ex-Estudante 2). 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

97 

“Eu acho que assim, eu penso que a Globo 
cresceu bastante, eu acho que em termos de 
estrutura ela tem uma estrutura boa, em termos 
da imagem como um todo ela sabe trabalhar essa 
imagem como um todo, mas eu acredito assim 
que ela ainda tenha algumas pessoas um tanto 
quanto despreparadas para estarem atuando (...). 
Eu acho que eles são muito superficiais, a 
abordagem muito superficial. Eu acho que eu 
daria no máximo 6,0” (Ex-Estudante 4). 
“No campo político o Jornal Nacional reflete 
muito pouco. O JN deveria realizar mais 
matérias. Eu ficaria em uma avaliação até uns 
6,0, no máximo” (Ex-Estudante 13). 
“Acho que hoje o Jornal Nacional foi obrigado a 
mudar muito. Ainda acho que tem um 
pouquinho de coisa que eles deveriam ser mais 
claros com a notícia. (...) Acho que está 
melhorando, mas tem um longo caminho a ser 
seguido. (...) É obvio que continua havendo uma 
série de interesses e sempre vai haver. (...) Pelo 
tanto que ela ainda pode fazer, a nota tem que 
ser um 6,5. Pode ser muito melhor. Não pelo que 
ela faz. Se você comparar, como era e como é, 
tem que subir isso aí e chegar a um 8,0. Mas no 
caminho que ela tem que percorrer, é um 6,5” 
(Ex-Estudante 11). 
“Coloco 7,5. Como eu acho que ela só informa, 
ela não faz uma investigação, se eu quero me 
aprofundar a respeito de algum assunto, vou ter 
que buscar outras fontes. Então como é que fica a 
credibilidade dela, com relação a somente me 
informar? Acho que fica em uma situação 
mediana, porque a conclusão é minha. Ela não 
está me colocando coisas além. Quer dizer, se eu 
olhar em uma revista, um outdoor, eu se olhar o 
Jornal Nacional, eu praticamente vou ter o 
mesmo tipo de mensagem, por isso que eu acho 
que em nível de credibilidade,  justifica o fato de 
eu ter migrado para a TV fechada, onde eu possa 
escolher um canal de notícia, de ver comentários 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

98 

não só nacionais como internacionais” (Ex-
Estudante 16). 

 

Alguns entrevistados separam rigidamente a empresa 

(Globo) e os profissionais que nela trabalham, ao avaliar a 

credibilidade, isentando-os. A nota para a credibilidade seria, desse 

modo, relativamente alta, em função da qualidade dos profissionais, 

mas é relativizada em função da “estrutura” à qual estariam 

atrelados, aqui interpretada como empresa jornalística para a qual 

esses profissionais trabalham. Nenhum dos depoimentos 

depreciativos incidiu diretamente sobre os profissionais. Ainda que 

de modo discreto, sobressai uma distinção entre proprietários (ou 

cúpula) e empregados da emissora. O trecho abaixo exemplifica o 

reconhecimento das qualidades profissionais: 

“Se avaliar jornalisticamente o Jornal Nacional, 
ou seja, sua parte de apuração, de produção, de 
possibilidade tecnológicas que ele tem, eu ficaria 
entre 8,0 e 8,5. (...) como o principal noticiário 
nacional que nós temos, ele possui credibilidade 
porque é feito de uma maneira competente por 
jornalistas sérios. Ele possui sua plástica, seu 
show, sua rapidez, (...) ele é, sim, o principal 
noticiário brasileiro, ponto. Mas, se avaliar a 
questão de interesse, a questão política, 
econômica, que envolve toda estrutura do Jornal 
Nacional, essa nota acaba caindo” (Ex-Estudante 
13). 
“Existe um monte de profissionais que estão lá 
para ganhar a sua vida e fazer um trabalho sério, 
tentando fazer um jornalismo sério. Só que eles 
não tem poder de colocar isso no ar; isso (que 
não foi) determinado pela direção, entendeu?” 
(Ex-Estudante 3). 

 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

99 

Prosseguindo, pedimos que avaliassem a cobertura, pelo 

Jornal Nacional, das últimas eleições presidenciais (ocorridas em 

2006). Perguntamos se julgavam que foi equilibrada entre os 

candidatos ou desequilibrada (variando na forma, conforme o 

candidato ou sigla); se o Jornal Nacional se manteve imparcial ou 

pode-se dizer que apoiou ou desabonou algum candidato. Pedimos 

aos entrevistados que justificassem suas respostas, apoiando-as, 

preferencialmente, em fatos. Um dos entrevistados alegou não ter 

acompanhado o Jornal Nacional no período eleitoral e que, 

portanto, preferia não opinar. Os outros quinze ex-estudantes 

exprimiram seu ponto de vista. As respostas seguiram diferentes 

tendências. Para dois dos respondentes, ao longo do período que 

antecedeu as eleições, o telejornalismo da Rede Globo apresentou 

tanto momentos de equilíbrio, quanto de parcialidade: 

“Teve um momento que eu achei que ela estava 
equilibrada, ou seja, dando apoio a todos os 
partidos e em alguns momentos, ela teve alguns 
posicionamentos diferentes. Eu acho que naquele 
primeiro bloco, ainda, ela conseguiu ser um 
pouco mais apartidária, mas posteriormente eu 
acho que ela acabou tomando alguns rumos 
diferentes, rumo naquilo que de acordo lhe 
convinha (...) Teve momentos que ela deixou 
claro que poderia estar com o Alckmin, como 
teve momentos que ela também deixou claro que 
é Lula. Então, de acordo com o que foi a 
condução de todo o processo, era que ela fazia o 
encaminhamento...” (Ex-Estudante 4). 
“Eles até equilibraram em termos de espaço. 
Vamos dizer assim: o Jornal Nacional, no sentido 
de dar espaço, de não atacar candidato, ele foi 
imparcial, foi equilibrado. Mas foi desequilibrado 
no sentido de não trazer à tona matéria 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

100 

investigativa. Faltou matéria investigativa. Ele 
(Jornal Nacional) deu espaço para todos, mais 
faltou confronto. Porque quando um candidato 
confronta outro, é briga política. Mas quando o 
jornalista confronta, fica um pouco mais 
impessoal” (Ex-Estudante 11). 

 

Segundo a observação desse respondente (reproduzida 

acima), se houve menos parcialidade, faltou ao telejornalismo o 

aprofundamento. A despeito do equilíbrio de espaço aos candidatos, 

a ausência de confronto de idéias entre os presidenciáveis aparece 

como um ponto negativo. 

No total dos ex-estudantes entrevistados, seis afirmaram que 

a cobertura pode ser classificada, de modo geral, como equilibrada. 

Alguns exemplos: 

“Acho que ela foi equilibrada, desta vez ela foi 
equilibrada. Mas desta vez ela estava em uma 
situação em que não poderia agir de forma 
diferente, ou tão ostensivamente contra o Lula, 
vamos dizer assim” (Ex-Estudante 2). 
“Não senti apoio nenhum. (...) Eu não acho que 
eles foram parciais, eu acho que houve 
imparcialidade” (Ex-Estudante 10). 
“Acho que foi equilibrada até. (...). Para mim não 
ficou nítido. Não consegui identificar se a Globo 
estava do lado de alguém” (Ex-Estudante 14).  

 

Enquanto que, para outros sete entrevistados, ao contrário, a 

cobertura das eleições presidenciais de 2006, pelo Jornal Nacional, 

não foi equilibrada. A esses entrevistados, perguntamos em que 

direção apontava essa parcialidade, ou seja, esse suposto 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

101 

desequilíbrio. Mais uma vez, houve diversas tendências de 

respostas. 

Segundo dois desses sete entrevistados (que julgaram que 

não houve equilíbrio no tratamento dado às candidaturas), o Jornal 

Nacional talvez tenha tido uma tendência a beneficiar Luís Inácio 

Lula da Silva (PT): 

“Eu não lembro muito bem, mas acho que a 
emissora ‘puxou sardinha’ pro Lula” (Ex-
Estudante 6). 
“Eu acho que tinha uma certa tendência para o 
Lula, pelo Jornal Nacional e pela Globo como um 
todo” (Ex-Estudante 9). 
Para outros quatro entrevistados, o noticiário da 
Rede Globo tendia a apoiar Geraldo Alckmin 
(PSDB). Para alguns, isso aparece como uma 
impressão; para outros, essa opinião aparece de 
forma convicta. Seguem-se trechos que 
exemplificam ambas as situações: 
“Na cobertura, fora dos debates, de uma maneira 
muito sorrateira, vamos dizer assim, ela dá 
privilégios fortes a um candidato ou a outro. Não 
na forma editorializada explícita, mas torna 
implícito um tipo de apoio, trabalhando nessa 
cobertura aparentemente equilibrada, com 
determinadas regalias para um e não regalias 
para outro. (...) Implicitamente, acho que 
(apoiou) o Alckmin” (Ex-Estudante 5).  
“Foi desequilibrada – a favor do candidato do 
PSDB. Eu acho que eles apoiaram o Alckmin” 
(Ex-Estudante 8). 
“Desequilibrada, a favor do Alckmin. Imparcial, 
eles nunca são, nenhum veículo é imparcial. Mas 
uma coisa é você ter um veículo que busca a 
isenção, ser o mais isento possível, ser mais 
equilibrado, eqüidistante. Agora ele (Jornal 
Nacional) não procurou. Para você ter uma idéia, 
quando o delegado Bruno vazou a foto do 
montante de dinheiro para pagar o dossiê contra 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

102 

o PSDB - o delegado ‘vazou’ -, as duas emissoras 
que chegaram primeiro para dar o fato foram a 
Rede Globo e o Comitê de campanha do Geraldo 
Alckmin. Quer dizer, como eles chegaram juntos 
lá e as outras emissoras não ficaram sabendo? 
Então isso mostra alguns detalhes de que foi um 
jornalismo bastante comprometido” (Ex-
Estudante 3).  
“Nessa eleição (2006), a Globo era pró Geraldo 
Alckmin, tranqüilamente. Em vários momentos. 
Não foi tão evidente como foi lá atrás, com o 
FHC, naquela eleição que foi Lula e FHC. Tanto 
na primeira, como na segunda vez, ela foi 
descarada. Desta vez, embora tenha sido assim... 
uma coisinha mais envergonhada, mas era, sim, 
pró Alckmin” (Ex-Estudante 1). 

 

Por fim, ainda focalizando os que julgaram que não houve 

equilíbrio, houve um entrevistado para quem não houve apoio 

expresso do telejornalismo da Globo para um candidato, mas 

percebia-se uma excessiva exposição de notícias que poderiam 

prejudicar a candidatura Lula: 

“É que não era visto como campanha, mas, na 
época da campanha, as acusações que se faziam 
contra o governo Lula - que eram acusações 
muito sérias de corrupção, e que a Globo o tempo 
todo fez uma ampla a cobertura a respeito disso -
. E ela fez em época de campanha. Também, não 
tinha como não fazer. Todos os veículos fizeram” 
(Ex-Estudante 15).  

 

Esse entrevistado, no entanto, busca problematizar os 

possíveis efeitos da exposição de uma situação ou de uma 

candidatura, em pleno período eleitoral. Ao expor sua reflexão, 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

103 

explica que a relação entre uma cobertura jornalística e a opinião 

pública não possuem relação direta, unívoca: 

“Não sei se foi favorável ou desfavorável. O nível 
de informação da população brasileira é uma 
incógnita tão grande que o tempo de exposição 
na mídia, mesmo que seja negativamente, como 
no caso do Lula, a gente não sabe até que ponto 
isso (é favorável). Até que ponto a mídia tem esse 
poder? Porque se tivesse, o Lula não teria sido 
reeleito. Será que as pessoas não entenderam a 
história de mensalão? Será que estavam 
atreladas aos programas assistencialistas, com 
essas bolsas, e não acreditaram? Ou corrupção 
virou um lugar tão comum, que dar um 
dinheirinho para um deputado é normal, foi 
considerado aceitável pela população? Então, 
como essa população recebe essa notícia, é 
questionável. Falou-se tanto mal do Lula e ele 
ganhou no 1º turno. Se dependesse só da 
cobertura da mídia, ele teria perdido” (Ex-
Estudante 15). 

 

Por parte de alguns entrevistados, houve um reconhecimento 

tácito de que o telejornal melhorou, em termos de imparcialidade, 

em relação a episódios anteriores. O temor às críticas recebidas pela 

Globo, no passado, está entre os motes para mudanças: 

“Acho que foi equilibrada. Acho que a Globo 
aprendeu a lição. Ela está aprendendo. Então, ela 
não está tentando mais fazer isso (enfoque 
parcial). Eu acho que a direção do jornalismo 
mudou também. E, com isso, a Globo aprendeu, 
ela não está mais fazendo isso porque ela sabe 
que vai ser malhada depois. Principalmente, esse 
é o pior medo. Não que ela não queira manipular, 
mas acho que agora ela sabe que ela não pode, a 
crítica vem logo em seguida” (Ex-Estudante 7). 
“Acho que a própria Globo aprendeu. Acho que 
ele (Jornal Nacional) foi imparcial, teve uma 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

104 

contribuição importante no debate” (Ex-
Estudante 13).  

 

 A recente conformação geral no quadro político brasileiro 

também é apontada como razão para mudança de postura do 

telejornalismo nas eleições presidenciais na última década; sugere-

se que a ação de setores da esquerda - representados pelo PT - 

aparece como menos assustadora, em relação a períodos anteriores, 

que teriam marcado o final dos anos 80 e parte dos 90: 

“Eu veria como mais equilibrada. Porque não 
havia em 2006 projetos antagônicos de ponto de 
vista de modelo de sociedade em relação aos dois 
principais candidatos, o Lula e o Alckmin. O Lula 
já não assustava mais a Rede Globo como 
assustava em 89. então não teria problema 
deixar, permitir não apoiar o Lula. Ao mesmo 
tempo, há vocação governista da Globo, que já 
tinha se articulado bem com o Palácio do 
Planalto no primeiro mandato do presidente 
Lula. Então o Lula não era mais uma ameaça, 
Collor se entrasse também não seria uma 
ameaça, ou grande dificuldade. Quando o Brizola 
saiu de cena, a Globo ficou livre de um espinho a 
ser trabalhado” (Ex-Estudante 12). 
Especificamente em relação ao Jornal Nacional, 
entre as melhoras, em termos de credibilidade, 
são apontados: exibição de debates na íntegra e 
não a apresentação de edições e/ou compactos; 
aumento da presença de jornalistas com imagem 
de credibilidade, seja como mediador de 
entrevistas com os candidatos, seja conduzindo 
matérias relacionadas ao processo eleitoral de 
forma geral; maior espaço a candidatos que, no 
passado, talvez tenham sido preteridos por 
representarem partidos de esquerda. Exemplos: 
“Eles (Rede Globo) mostraram na íntegra o 
debate (entre os presidenciáveis), muita gente 
opinou” (Ex-Estudante 10). 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

105 

“Uma atuação que eu vi bem foi a do William 
Bonner. Acho o Bonner um ótimo entrevistador e 
eu acho que a Globo ganhou muito com ele. Acho 
que a credibilidade da Globo ganhou muito 
quando jogou isso no Boner. Ele tenta fazer o 
melhor possível, acho” (Ex-Estudante 7). 
“Teve aquela caravana nacional do Pedro Bial, 
que até ganhou prêmio internacional. Foi uma 
contribuição bastante importante. Hoje, nessas 
últimas eleições, ela foi imparcial, com certeza. 
Ele (Jornal Nacional) teve a mesma proporção de 
imagens, de quantidade, de qualidade. Acho que 
o Jornal Nacional aprendeu” (Ex-Estudante 13). 
“Ela (Rede Globo) foi mais imparcial. Eu acho 
que o Lula teve mais espaço no Jornal” (Ex-
Estudante 9). 

 

Considerações Finais 

 

Conforme exemplificamos, a seção inicial da sondagem 

revelou certa indiferença - a maioria desconhece ou não se lembra 

de detalhes – em relação ao “Fora Collor”. Esse desconhecimento 

permite inferir que, se um ângulo particular de visão a respeito 

daquele período histórico se difundir com maior êxito do que as 

tradicionais aulas de história dadas nas escolas, talvez seja baixa a 

capacidade crítica para contestá-lo. O conhecimento que os 

estudantes entrevistados revelaram se mostra fragmentado ou 

descontínuo – alguns sabem que o “Fora Collor” representava um 

movimento de protesto, sabem referir exatamente seu sentido; 

outros, revelam um nível muito superficial de conhecimento dos 

fatos. Relembre-se que, quase nenhum dentre essa amostra de 

entrevistados soube citar nomes de quem teria sido contrário ou 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

106 

favorável ao movimento “Fora Collor”, o que indica uma lacuna 

sobre a correlação de forças político partidárias, num período não 

tão recente de nossa história, e cujos desdobramentos estão inter-

relacionados ao presente. Nota-se, também, a quase completa 

desinformação no que se refere aos dilemas enfrentados pela 

imprensa, naquele momento de retomada, por assim dizer, dos 

rumos democráticos no país. O papel desempenhado, e a respectiva 

crítica, a grandes empresas de comunicação, em particular, a Rede 

Globo, não fazem parte do repertório de informações dos futuros 

jornalistas, publicitários e relações públicas entrevistados. Desse 

modo, fatos muitas vezes desconexos ou descontextualizados já 

passam a integrar a bagagem cultural dos estudantes e talvez não 

encontrem maiores obstáculos para ser assimilados como a versão 

histórica dos acontecimentos. Haja vista a convicção, expressa de 

um dos entrevistados, segundo a qual, a Rede Globo teria 

promovido o “Fora Collor”. 

Inúmeras polêmicas se estabeleceram, ao longo dos anos 

imediatamente pós-ditatoriais no Brasil, em torno da censura e da 

auto-censura, bem como das formas de manipulação da informação 

em telejornalismo (pela rapidez das edições, impacto das imagens, 

junção de temas, espaço reduzido e/ou editado etc.), quando 

referido ao delicado terreno das disputas partidárias pelo poder, em 

regimes democráticos ou não. Assim, na atualidade, surpreende-nos 

que alguns dos entrevistados tenham a convicção de que o 

movimento “Fora Collor” teria sido apoiado pela Rede Globo. Isso 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

107 

nos parece um indício de que novas identidades coletivas vêm sendo 

construídas10. 

A seção de perguntas dirigidas à atualidade, no que se referiu 

ao Jornal Nacional, revela tendências marcadamente contrastantes, 

se considerarmos comparativamente estudantes e ex-estudantes de 

comunicação social. Embora a sondagem entre os estudantes 

indique uma surpreendente variedade de opiniões no que se refere à 

credibilidade do telejornalismo da Rede Globo, o espectro de 

conceitos atribuídos ao telejornal está situado entre notas médias a 

altas, enquanto que, entre os ex-estudantes, as notas atribuídas 

ficaram entre as médias e baixas. Nenhum estudante deu nota zero 

ao Jornal Nacional e nenhum ex-estudante lhe atribuiu nota 10,0, 

em credibilidade. Talvez já se manifestem indícios de mudança de 

olhar em relação à emissora.  

Marcas de que teria havido sensíveis transformações na 

forma da Rede Globo atuar jornalisticamente, também se vêem. 

Tomadas, particularmente, as impressões de todos os entrevistados 

sobre as recentes eleições presidenciais (2006), nota-se grande 

sintonia entre as tendências verificadas: nas duas amostras, a 

maioria julgou que o telejornalismo da Globo manteve-se 

equilibrado. Também em ambos os grupos de entrevistados 

apareceu a convicção contrária: de que o Jornal Nacional não se 

manteve imparcial; e, ao apontar em que direção ele teria tendido, 

tanto estudantes quanto ex-estudantes mostraram-se divididos: há 
                                                 
10 Segundo Martín-Barbero & Rey (2001), nos processos de 'des-construção' e 're-construção' 

das identidades coletivas, estaria sendo travada a estratégica batalha cultural do nosso tempo. 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

108 

quem julgue que houve apoio à candidatura Geraldo Alckmin, mas, 

também quem ache que o suposto beneficiado pode ter sido Lula. 

A mera ausência de unanimidade – nas duas amostras – já 

evidencia uma novidade. Em outros tempos, o senso comum 

indicava sem ressalvas ou dúvidas a quem pertenceria, 

supostamente, a preferência da cúpula da Globo. 

Assim, vemos um conjunto de vetores que indicam para a 

eficácia, ao menos parcial, dos processos de mudança de imagem da 

Globo perante o público. Se plausível a nossa hipótese, essa eficácia 

se vale, simultaneamente, de alguns fatores conjugados: o esforço de 

mudança de imagem empreendido pela Globo, tanto na esfera 

prática (que produziu modificações na forma de se referir aos temas 

eleitorais, buscando tanto os novos formatos para exposição de 

programas de diferentes candidatos, quanto deixando de exibir 

edições de debates) quanto na produção de obras que reúnam e 

divulguem seu acervo e sua forma de recontar a história do Brasil, a 

partir da memória de seu telejornalismo. E que se beneficia da 

difusão de ações no campo da solidariedade a setores sociais tidos 

como carentes (a exemplo do Criança Esperança) e no 

mershandising social. Mas que, sem dúvida, somente começam a se 

consolidar graças à escassa memória coletiva dos acontecimentos 

históricos, particularmente os da fase de redemocratização, marcada 

pelo desconhecimento por quem não vivenciou o período, e talvez, 

também pelo esquecimento por parte dos demais.  

 

Referências 



 

REBEJ – Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo 
Brasília, v.1, n.3 , p.73-108, dez. 2007/mai. 2008. 

109 

 

BUCCI, Eugênio. Brasil em tempo de TV. São Paulo: Boitempo 
Editorial, 1996. 
 
CONTI, Mário Sérgio. Notícias do Planalto. São Paulo: Cia. das 
Letras, 1999. 
 
JORNAL NACIONAL - A Notícia faz história. Rio de Janeiro: 
Jorge Zahar Editor, 2004.  
 
MARCONI, Maria A. e LAKATOS, Eva. Técnicas de Pesquisa. 
São Paulo: Atlas, 1982. 
 
MARTÍN-BARBERO, Jesus & REY, Germán. Os exercícios do ver 
- Hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: ed. 
Senac, 2001. 
 


