O pensamento potencializador da extensão e da educomunicação na tríade comunicação-educação-território

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v15i34.1306

Palavras-chave:

Ensino de Jornalismo, Atividades de extensão, Territórios educativos, Educomunicação, Cidadania

Resumo

Este artigo observa como o pensamento latino-americano sobre cidadania e emancipação social se manifesta nas atuais diretrizes extensionistas e nos paradigmas de educomunicação no Brasil. O texto examina a tríade comunicação-educação-território nos estudos de Paulo Freire (2018), Oscar Jara (2006), Mario Kaplún (2014; 1985), Jesús Martín-Barbero (2014), e Milton Santos (2020). O método de revisão bibliográfica mostra que os programas de jornalismo podem funcionar como agentes de intervenção em cooperação com o desenvolvimento local e regional, ampliando assim o diálogo entre alunos, professores e a comunidade.

Biografia do Autor

Antonia Alves Pereira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Comunicação (CAPES/UERJ/UNEMAT). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP, 2012). Especialista em Educação a Distância (Senac-RJ, 2008), Jornalista graduada em Comunicação Social (UFMT, 2000). Professora Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), lotada na Faculdade de Ciências Sociais, Aplicadas e da Linguagem (FACSAL), integrando o corpo docente do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural (PPGECII). Sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), Diretora de Comunicação da ABPEducom (2013-2016), Membro do Conselho Consultivo Deliberativo (2016-2019). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP). Líder do grupo de pesquisa "Jornalismo, Educomunicação e Cidadania (Educom.JOR)" e membro do grupo de pesquisa "Comunicação, Cultura e Sociedade. Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (PRAE) na Unemat (desde 2019).

Sonia Virgínia Moreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Jornalista, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo (Universidade Gama Filho, 1977), mestrado em Jornalismo (Universidade do Colorado - Boulder, 1981) e doutorado em Ciências da Comunicação (Universidade de São Paulo, 1999). Editora-chefe da INTERCOM- Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, junto com Marialva Barbosa (UFRJ). Foi professora visitante (titular) da Universidade Federal de Juiz de Fora (2018-2020). Integra o conselho curador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e representa a América Latina no comitê gestor do World Journalism Education Council - WJEC. Pesquisadora sênior das redes internacionais de pesquisa The Worlds of Journalism Study (LMU-Munique) e The International Media Concentration Research Project (Universidade de Columbia, NY). Lidera o Grupo de Pesquisa Geografias da Comunicação (CNPq). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em radiodifusão, jornalismo e estudos interdisciplinares, com produção sobre os seguintes temas: Brasil, ensino e pesquisa em jornalismo, geografias da comunicação, infraestrutura de telecomunicações, inclusão-exclusão audiovisual e digital, mídia local e regional, sistemas públicos de radiodifusão.

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Publicado

2024-11-02

Como Citar

Alves Pereira, A., & Moreira, S. V. (2024). O pensamento potencializador da extensão e da educomunicação na tríade comunicação-educação-território. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 15(34), 78–95. https://doi.org/10.46952/rebej.v15i34.1306

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Artigos