Extensão e ensino no combate à desordem informacional na pandemia

o projeto da Agência Da Hora (UFSM-FW)

Autores

  • Mirian Redin de Quadros UFSM - Frederico Westphalen
  • Luciana Menezes Carvalho Universidade Federal de Santa Maria
  • Alice Pavanello Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.46952/rebej.v15i34.1226

Palavras-chave:

Desordem informacional, Agência de Notícias, Extensão Universitária

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência de ação extensionista desenvolvida no curso de Jornalismo do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM-FW), durante a pandemia de Covid-19. O projeto “Agência da Hora do Combate à Desinformação: jornalismo colaborativo, checagem de fatos e curadoria de informações durante a pandemia” buscou auxiliar no enfrentamento da desordem informacional na pandemia e envolver os estudantes em práticas de apuração adaptadas ao trabalho remoto. O artigo discute as bases teóricas sobre desordem informacional, contextualiza o projeto e descreve as principais ações desenvolvidas, enfatizando as produções de conteúdo em formatos de reportagem para web, programetes em áudio, newsletters e mídias sociais, com resultados dos três primeiros meses do projeto.

Biografia do Autor

Mirian Redin de Quadros, UFSM - Frederico Westphalen

Professora adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus Frederico Westphalen (RS). Doutora e Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Comunicação Social - habilitação Jornalismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Integrante dos grupos de pesquisa Convergência e Jornalismo (UFOP/CNPq) e Resto - Laboratório de Práticas Jornalísticas (UFSM/CNPq)

Luciana Menezes Carvalho, Universidade Federal de Santa Maria

Professora adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM. Doutora em Comunicação. Líder do Desinfomídia - Estudos sobre Desinformação no Ecossistema Midiático (UFSM/CNPq).

Alice Pavanello, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Comunicação Midiática (UFSM). Integrante do Desinfomídia - Estudos sobre Desinformação no Ecossistema Midiático (UFSM/CNPq)

Referências

BARICHELLO, Eugenia; CARVALHO, Luciana. Mídias sociais digitais a partir da ideia mcluhaniana de medium-ambiência. MATRIZes, v. 7, n. 1, 2013.

BOURDIEU, P. The political field, the social Science field and the journalistic field. In: BENSON, R.; NEVEU, E. Bourdieu and Journalistic field. Polity Press: Cambridge, 2005.

CORRÊA, Elizabeth Saad; BERTOCCHI, Daniela. O algoritmo curador: o papel do comunicador num cenário de curadoria algorítmica de informação. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 21., 2012, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: UFJF/Compós, 2012. Disponível em: <https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/2852/Elizabeth%20Saad%20Corr%c3%aaa.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 07 jan. 2022.

FAVA, Gihana. Filtro bolha: desafio para propagação de informação no meio digital. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 18., 2013, Bauru. Anais [...]. Bauru: Intercom, 2013, p. 1-15. Disponível em: <https://portalintercom.org.br/anais/sudeste2013/resumos/R38-1698-1.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2020.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2014.

FREDERICO WESTPHALEN. Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Governo do Rio Grande do Sul. Online. Disponível em: <https://www.turismo.rs.gov.br/cidade/135/frederico-westphalen#sobre>. Acesso em: 23 nov. 2021.

HISTÓRIA. Universidade Federal de Santa Maria. Online. Disponível em: <https://www.ufsm.br/historia/>. Acesso em: 23 nov. 2021.

GUERRA, Josenildo Luiz. O nascimento do jornalismo moderno: uma discussão sobre as competências profissionais, a função e os usos da informação jornalística. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 26, 2006, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: PUC Minas/Intercom, 2003. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/167629680582323974316910221745759002955.pdf>. Acesso em 06 jun. 2022.

JENKINS, Henry; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Spreadable media: Creating value and meaning in a networked culture. New York: New York University Press, 2013.

MESQUITA, Mário; CARVALHO, Marta; PEREIRA, Eulália; PUGA, Pedro; AZEVEDO, Francisco; MOUTA, Rui; SOARES, Tânia de Morais. A Desinformação - Contexto Europeu e Nacional. Lisboa: ERC, 2019. Disponível em: <https://www.parlamento.pt/Documents/2019/abril/desinformacao_contextoeuroeunacional-ERC-abril2019.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2020.

MIELNICZUK, Luciana. A Pirâmide Invertida na época do Webjornalismo: tema para debate. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 25, 2002, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA/Intercom, 2002. Disponível em: <http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2002_mielniczuk_piramides_invertidas.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2021.

NEWMAN, Nic et al. Reuters institute digital news report. Reuters Institute, 2017. Disponível em: <https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/Digital%20News%20Report%202017%20web_0.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2020.

NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira; SILVA, Maria Batista da Cruz. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, ano 4, n. 7, Barbacena, jul./dez. 2011, p. 119-133. Disponível em: <https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/article/view/60/89>. Acesso em: 27 abr. 2020.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE. Entenda a infodemia e a desinformação na luta contra a COVID-1. Kit de ferramentas de transformação digital. v. 9. Washington: OPAS, 2020. Disponível em: <https://iris.paho.org/handle/10665.2/52054?locale-attribute=pthttps://iris.paho.org/handle/10665.2/52054?locale-attribute=pt>. Acesso em 06 jun. 2022.

ORTRIWANO, Gisela. A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. 4. Ed. São Paulo: Summus, 1985.

PEREIRA JR, Luiz Costa. A apuração da notícia: métodos de investigação na imprensa. Petrópolis: Vozes, 2006.

PIMENTA, Angela. BELDA, Francisco R. Manual da Credibilidade Jornalística. The Trust Projetc: 2020. Disponível em: <https://www.manualdacredibilidade.com.br/desinformacao>. Acesso em 07 jan. 2021.

PROJETO PEDAGÓGICO (PPC). Jornalismo Bacharelado. Universidade Federal de Santa Maria. Online. Disponível em: <https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/frederico-westphalen/jornalismo-bacharelado/projeto-pedagogico>. Acesso em: 23 nov. 2021.

RECUERO, Raquel. Mídia social, plataforma digital, site de rede social ou rede social? Não é tudo a mesma coisa? Medium, 2019. Disponível em: <https://medium.com/@raquelrecuero/m%C3%ADdia-social-plataforma-digital-site-de-rede-social-ou-rede-social-n%C3%A3o-%C3%A9-tudo-a-mesma-coisa-d7b54591a9ec>. Acesso em 07 jan. 2022.

SANTOS, Carlos Roberto Praxedes dos; MAURER, Camila. Potencialidades e limites do fact-checking no combate à desinformação. Comunicação & Informação, v. 23, 2020.

SOARES, Felipe; RECUERO, Raquel; VOLCAN, Taiane; FAGUNDES, Giane; SODRÉ, Giéle. Desinformação sobre o Covid-19 no WhatsApp: a pandemia enquadrada como debate político. Scielo Preprints. 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.1334>. Acesso em 11 jul. 2021.

TEIXEIRA, Sandrina; CARDOSO, Paulo; PIMENTA, Nádia. The newsletter in the context of Public Relations and Digital Communication. International Journal of Marketing, Communication and New Media, v. 3, n. 5, 2015.

UFSM EM NÚMEROS. Universidade Federal de Santa Maria. Online. Disponível em: https://portal.ufsm.br/ufsm-em-numeros/publico/index.html. Acesso em: 23 nov. 2021.

WARDLE, Claire. Guia Essencial da First Draft Para Entender a Desordem Informacional. First Draft, Jan. 2020. Disponível em: <https://firstdraftnews.org/wp-content/uploads/2020/07/Information_Disorder_Digital_AW_PTBR.pdf?x61605>. Acesso em: 05 nov. 2021.

WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Information Disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policymaking. Council of Europe report, DGI,, v. 9, 2017.

Downloads

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Quadros, M. R. de, Menezes Carvalho, L., & Pavanello, A. (2025). Extensão e ensino no combate à desordem informacional na pandemia: o projeto da Agência Da Hora (UFSM-FW). Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 15(34). https://doi.org/10.46952/rebej.v15i34.1226

Edição

Seção

Relato de Experiência