American influences on journalism teaching in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.46952/rebej.v10i27.410Keywords:
Journalism, Journalism teaching, Brazilian Journalism, American influencesAbstract
This text is a review of the book “Genesis of teaching Journalism in Brazil” by journalism professor Paulo da Rocha Dias (UFMT). Published by Letras Contemporâneas, the work analyzes the history of the first initiatives aimed at the professionalization of the category through a higher education course and analyzes foreign influences in the basic national curriculum, especially those of American origin. Despite pointing to a historical dependence on North American thought, the author argues that it is not too late for the development of an originally Brazilian school.
References
DIAS, Paulo da Rocha. Gênese do ensino de jornalismo no Brasil: influências norte-americanas (1908-1958). Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2018.
MARQUES DE MELO, José. História de Jornalismo: itinerário crítico, mosaico contextual. São Paulo: Paulus, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Aparecido, Cristóvão

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).