Telejornalismo e produção textual

cami- nhos do aprendizado do gênero matéria te- levisiva

Autores/as

  • Marcel Angelo

Resumen

Discutir o ensino da produção textual do gênero
matéria televisiva tendo em vista a capacitação de futuros
repórteres para o telejornalismo. Esse é o objetivo central
do presente trabalho, a ser desenvolvido em dois percursos
a princípio distintos, mas convergentes ao final. Inicialmen-
te, procederemos a uma discussão sobre alguns dos estudos
referentes à aprendizagem da escrita, recorrendo a contri-
buições oriundas das teorias de gêneros, da linguística tex-
tual e do cognitivismo. Em seguida, buscaremos verificar
o funcionamento das categorias em questão nos processos
de textualização em noticiários de TV. Por fim, pretende-se
apresentar uma sequência didática que reúna procedimen-
tos pertinentes ao exercício da produção textual capazes de
contribuir para o desempenho do redator não apenas de
matérias, mas também de outros gêneros do jornalismo te-
levisivo.

Publicado

2018-06-22

Cómo citar

Angelo, M. (2018). Telejornalismo e produção textual: cami- nhos do aprendizado do gênero matéria te- levisiva. Revista Brasileira De Ensino De Jornalismo, 1(10), 2. Recuperado a partir de https://www.rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/article/view/293

Número

Sección

Artigos